Quase 500 mil pessoas estão aptas a participar do processo eleitoral
Escolas da rede pública escolherão seus gestores hoje
Whilley Araújo / Jornal pagina 20
Será realizada hoje, nos 22 municípios acreanos, a eleição para escolha dos diretores escolares que ficarão à frente dos colégios estaduais durante os próximos quatro anos. Mais de 580 candidatos concorrem às 246 vagas disponíveis para o cargo.
Quase 500 mil pessoas, entre funcionários, professores, pais e alunos, estão aptas a votar. Porém, somente os estudantes a partir da quinta série ou com mais de 13 anos, efetivamente matriculados e com freqüência mínima de 75%, poderão participar da eleição.
Em escolas de ensino infantil a votação terá início às 7h30 e se estenderá ate as 17 horas. “Na medida em que os pais forem deixando seus filhos nos centros de ensino, poderão aproveitar para escolher seus candidatos ao cargo de diretor do colégio, que é a entidade responsável pelo ensino de suas crianças”, comenta Jean Mauro, gerente de Gestão da Secretaria de Estado de Educação (SEE), destacando a importância da participação de todos no pleito.
Nos colégios onde as aulas acontecem nos períodos matutino e vespertino, a eleição será das 8 às 17 horas, enquanto escolas que funcionam nos três turnos encerrarão o prazo para votação somente às 21 horas.
A apuração dos votos terá início no momento em que a votação em cada centro de ensino for encerrada. “Hoje mesmo serão conhecidos os nomes de quem serão os novos diretores escolares, que serão empossados em fevereiro do próximo ano”, afirma Jean.
Para a secretária de Educação do Estado, professora Maria Correia, o processo de eleição é bastante democrático e previsto em lei, com as escolas sabendo todas as etapas que acontecem no método de escolha das diretorias.
“Esperamos que os candidatos mantenham o nível elevado de discussão, principalmente considerando que hoje o desafio para o diretor de escola é garantir a aprendizagem do aluno. Então o gestor que for eleito precisa ter um plano de metas para alcançar em função do conhecimento do estudante, caso contrário, o trabalho dele não terá sentido dentro do colégio” ressalta Correia.
Segundo ela, toda a comunidade escolar tem que exigir do candidato à eleição um compromisso com a aprendizagem do aluno. “É um processo amplo e de muita responsabilidade por parte daqueles que escolhem os dirigentes, já durante quatro anos os eleitores irão contar com uma pessoa que eles próprios elevaram ao cargo e depositaram confiança. Confiança principalmente no sentido de fazer as mudanças que se espera hoje na escola”, pontua a secretária.
Eleição acirrada em algumas escolas
O gerente de Gestão da SEE conta que em algumas escolas estaduais a eleição de hoje será bastante disputada, levando em conta que certas unidades de ensino têm até seis candidatos concorrendo ao cargo de diretor. Também existem colégios onde o processo eleitoral transcorrerá com chapa única.
Um dos centros educacionais com maior número de professores com pretensões ao cargo é o Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), onde é esperado que haja uma disputa bastante acirrada. Lá, cinco docentes concorrem à vaga.
Apesar da grande quantidade de candidatos ao cargo, Victor Rondon, membro da Comissão Eleitoral do CEBRB, garante que o clima na escola é bastante tranqüilo.
“Está havendo muito respeito e cordialidade entre os aspirantes ao cargo, e a Comissão se encarrega de evitar que algumas extrapolações aconteçam dentro do processo eleitoral. Enfim, até o momento está ocorrendo tudo conforme o esperado”, garante Rondon.
Ontem não foi feita campanha nas escolas, entretanto, funcionários poderiam usar camisetas de seus candidatos. Adesivos foram permitidos por não destorcer a farda dos alunos. Hoje, faixas e cartazes poderão ser utilizados do lado de fora dos centros de ensino.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Eleição para diretores de escolas acontece hoje em todo o Estado
Postado por Unknown às 03:16
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário