terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mais de 300 mil pessoas devem votar nas eleições para diretor escolar

Whilley Araújo / pagina 20

Cerca de 587 candidatos concorrerão a uma das 246 vagas de diretor escolar no Acre. O processo eleitoral, marcado para acontecer na próxima sexta-feira (23), deve ter a participação de mais de 300 mil pessoas, entre funcionários, professores, pais e alunos de escolas públicas do Estado.

Antes da data da eleição, mais precisamente amanhã, os centros de ensino estarão realizando debates entre os candidatos ao cargo de diretor. A idéia é que cada aspirante à função possa expor suas metas e compromissos com a qualidade e a melhoria do ensino no Estado.

“A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é que a eleição ocorra de maneira tranqüila, onde as propostas estejam em primeiro plano, e buscando sempre a otimização da Educação”, diz Ernani Baracho, assessor de imprensa da SEE.

Para concorrer ao cargo, os professores foram submetidos a um exame de certificação, aplicado pela Fundação Luiz Eduardo Magalhães, da Bahia. Naquela fase, 683 pessoas se inscreveram, sendo que aproximadamente 84% foram aprovadas.

As eleições para a escolha da diretoria das escolas estaduais terão início às 7h30 e se estenderão até as 17 horas em colégios que funcionam em dois turnos. Nos centros de ensino onde há aula no período noturno, a eleição será encerrada somente às 21 horas.

Terão direito a voto todos os alunos a partir da 5º série ou com mais de 13 anos, efetivamente matriculados e com freqüência mínima de 75%, professores e funcionários lotados na unidade de ensino, pais ou responsáveis por alunos.

Nenhum comentário: